Tradutor

English French Spain

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Seminário-Oficina para a elaboração de Programa de Educação Ambiental


O Instituto Chico Mendes, em parceria com as secretarias municipais de educação de Mostardas e Tavares, organizaram um seminário-oficina para a elaboção de uma proposta de Programa de Educação ambiental para a região de influência do Parque Nacinal da Lagoa do Peixe (PNLP). O seminário-oficina foi resultado de interlocuções entre os parceiros, que identificaram a necessidade de aprofundar a construção da proposta diretamente com os envolvidos, com o objetivo de identificar pessoas dispostas a comporem a equipe pedagógica de Programa, bem como identificar um cronograma de encontros que atenda à disponibilidade dos participantes em envolverem-se na capacitação continuada.

O objetivo do Programa de Educação Ambiental é fortalecer a temática do cuidado com o meio ambiente na sociedade local dos municípios de Mostardas e Tavares. Seus objetivos específicos são 1) Instrumentalizar professores da rede pública e profissionais do ramo turístico para o desenvolvimento de suas atividades, incorporando o PNLP e outros temas relacionados ao meio ambiente nas mesmas; 2) Desenvolver materiais didáticos e informativos sobre o PNLP e o meio ambiente, adequados à realidade local; 3) Fortalecer os vínculos interinstitucionais locais a partir de iniciativas solidárias e focadas em objetivos mútuos.
O seminário-oficina contou com a participação de cerca de 1/3 do conjunto dos professores da região, totalizando 50 pessoas, o que foi considerado um grande público, levando-se em consideração o clima de chuva da noite do dia 26.
Os participantes foram divididos em grupos de trabalho
A equipe pedagógica do Programa foi constituída, inicialmente, com 11 pessoas entre professores dos dois municípios e servidores do ICMBio. Outros profissionais demonstraram interesse, mas precisavam avaliar suas disponibilidades para participar. A proposta elaborada pelos participantes indicou a possibilidade da constituição de 3 turmas para o programa: uma turma mista Mostardas-Tavares nas terças e quintas à noite, além de duas turmas nos sábados, uma em cada municípios, principalmente para aqueles que não puderem participar dos encontros noturnos. A frequeência dos encontros deve ser mensal, e há a possibilidade de constituição de uma turma específica na Solidão, devido a distância da localidade. Mas todos os participantes indicaram a importância de eventos que congreguem todos os participantes, unindo as realidades de Mostardas e Tavares.
Apresentação do produzido nos grupos
Conjuntamente, foram identificadas atividades já planejadas e outras possíveis para a Semana do Meio Ambiente, também com o objetivo de aproximar professores, estudantes e população em geral, dos dois municípios. Os resultados do seminário-oficina foram considerados excelentes pelos organizadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário